
Por Jaime e Judith KempAGORA, POIS, SENHOR, QUE ESPERO EU? A MINHA ESPERANÇA ESTÁ EM TI. (SALMOS 39:7)
Por Jaime e Judith KempAGORA, POIS, SENHOR, QUE ESPERO EU? A MINHA ESPERANÇA ESTÁ EM TI. (SALMOS 39:7)
Alguém foi e contou a Saul que no meio de toda aquela situação, havia um rapaz de Deus, diferente no meio do povo, com uma linguagem de vencedor. Até mesmo os estranhos falarão a seu respeito diante do Rei. Até satanás terá de reconhecer perante Deus quem você é, como teve de reconhecer depois da prova quem era o servo do Altíssimo chamado Jó. Satanás tenta nos maldizer, essa era a guerra de Davi, contra o inimigo espiritual (o inimigo carnal foi vencido bastando uma pedrada). Nosso adversário é o diabo, mas o nosso DEUS é quem está no controle de todas as coisas e assentado no mais alto e sublime Trono! Alguém dará boas notícias suas a quem for preciso.
Davi teve uma idéia que outros não tiveram, Ele chamou Deus para vir consigo na peleja. DEUS ouve a nossa oração. A hora da dupla honra está chegando, vencendo o gigante e entrando no palácio. O SENHOR te honrará aos olhos do povo e mandará que os seus servos te introduzam na presença do Grande Rei. Significa ser honrado diante do mundo natural e do mundo espiritual. Mas e se Davi estivesse com um discurso vulgar, comum, murmurando, com palavras torpes e de derrota? Ele em nada se destacaria em relação aos demais. Mas o seu falar foi diferenciado, com palavras ungidas, com a autoridade que lhe foi dada pelo SENHOR.
Sabemos que é um tempo de guerra, mas não pense que é tempo de perda e que você também ficará envergonhado e confundido. O desafio de Golias é verdadeiro, mas não desfaleça, lembre-se da Palavra do teu Deus! Quem será frustrado é o inimigo! Quem ficará confuso é quem te desprezou!
Louve ao Senhor pelo que Ele pode fazer com você! Declare o quanto Ele é tremendo! Confesse a palavra de vitória para que todos saibam que você tem uma aliança com Deus e fique confiante, esperando a hora que a benção estará em suas mãos. Talvez você esteja andando de trincheira em trincheira, ouvindo a promessa do Rei, mas achando que não é para você. Mas foi Deus quem te trouxe aqui hoje, para te mostrar como Ele é contigo e te fará triunfar! Importa que o Nome do Senhor Jesus seja glorificado na sua vida, como Deus foi glorificado na vida de Davi.
A vitória pertence ao povo de Deus! Glórias a Ele, aleluia!
4ª – Deus abre a visão espiritual. Ninguém mais viu o que Davi via. Disse Davi: “quem é esse incircunciso?” [É como se dissesse: Tem uns três metros de altura? Armadura? Lança e espada? E daí? Ele não tem uma aliança com o Deus Todo-Poderoso, como eu tenho! Eu posso vencê-lo porque tenho Deus ao meu lado! O SENHOR é muito maior do que esse Golias, vamos juntos acabar com esse filisteu e pôr fim a toda essa opressão! Esse abusado pode ser grande, mas é só um homem. Vou enfrentá-lo e não estarei sozinho nessa luta]. Não tinha como Golias ser vencedor, mesmo sendo grandalhão, porque ele não tinha uma aliança com o Senhor, mas Davi tinha. Cuidado: você também pode cair de cara no chão se não tiver uma aliança verdadeira com Deus.
Golias fisicamente podia ter mais, mas espiritualmente ele não tinha nada. Deus estava ao lado do pequeno e corajoso Davi. Deus quer te dar também uma visão mais ampla como fez com Davi. Ele quer te mostrar que você pode vencer essa batalha sim. Quem disse que Davi não podia enfrentar o filisteu estava redondamente enganado, e o resultado do embate provou isto publicamente.
As vozes contrárias virão. O próprio irmão de Davi disse que ele não passava de um presunçoso. Foi uma tentativa do diabo de cegar Davi espiritualmente. O maligno queria fazer o jovem desistir, queria paralisá-lo em seu propósito, dizendo que ele não era ninguém. Você também já deve ter escutado algo semelhante! Não dê ouvidos a essas vozes. O que Davi fez quando isso aconteceu? Ele deu as costas para essas palavras e foi ouvir o que interessava. Precisamos selecionar o que ouvimos, guardamos e darmos atenção.
Você só tem que estar no lugar certo e com a vida nas mãos de Deus para que Ele realize uma grande obra e cumpra todas as promessas que te tem feito. O lugar certo naquela hora era ali, nas trincheiras de batalha, mas muito em breve seria no palácio do rei. O tempo de guerra seria sucedido pelo tempo de vitória!
Vale lembrar que o nosso adversário não é o irmão, nem o rei. A nossa luta é contra forças espirituais do mal, não é contra carne ou sangue. É contra esse “Golias” que você precisa ir, em Nome do Senhor dos Exércitos! Enxergar isso faz parte da visão diferenciada que o Senhor quer te dar. A ação maligna era para dissuadir Davi de alcançar uma grande vitória, mostrando a sua insignificância e incapacidade, ao tempo que destacava o tamanho do problema bem ali de frente.
“Olha, Davi, esse gigante é um homem guerreiro, você não pode prevalecer sobre ele” – explicou Saul. Mas o que Deus dizia enquanto isso? Que não há quem possa impedir o agir Dele na vida de um servo que ouve a Sua voz e crê!
Deus está nos preparando para obtermos vitórias maiores! Você não está aqui por acidente de percurso ou obra de um mero acaso: Foi o Espírito de Deus que te chamou e você veio, e agora Ele quer te mostrar o que Ele fará em sua vida. Não retroceda diante do desafio, diante da sua luta, porque a vitória já foi decretada pelo Senhor nos céus e Ele já está com as suas bênçãos nas mãos, para te entregar.
O conceito de “tempo de guerra” e da ação de Deus nesse tempo precisa ser bem compreendido, pois é quando Ele trabalha desenvolvendo características em nós, nos fazendo diferenciados e aptos para entrarmos no tempo de bênçãos e conquistarmos grandes vitórias.
É quando só os vencedores ouvem e vêem algo do Espírito!
3ª – Audição diferenciada: Davi ouviu a afronta do gigante, todo mundo também ouviu. Isso se repetia nas mesmas horas, nos dias atrás, duas vezes por dia. Mas só Davi ouviu algo a mais, sua audição era diferente.
Davi ouviu e viu no desafio de Golias uma oportunidade para que ele fosse honrado. Deus ainda nos permite desafios, mas temos que procurar ouvir além do natural nessas horas. Enquanto o jovem pastor cumpria sua missão, conversando com os seus irmãos, como o pai lhe ordenara, outras habilidades eram criadas nele.
As palavras provocadoras do filisteu causaram nele um efeito que não causaram nos demais israelitas. E essa audição diferenciada dada por Deus a Davi mudou sua história e a história do seu povo conseqüentemente.
Davi percebeu que aqueles dias podiam ser mudados! Os outros não escutaram isto vindo de Deus porque só pensavam em fugir e se esconder. É como se dissessem com essa atitude: “mande outro lutar, Saul, menos eu!”.
Davi não fugiu das ameaças e insultos do inimigo, porque sabia que o Senhor também não fugiria, nem deixaria aquela situação como estava! Não adianta você querer fugir do inimigo, ele continuará te afrontando.
Somente Davi prestou a atenção para ouvir as recompensas dadas ao valente que vencesse o gigante. Casar com a princesa, de acordo com os planos do Senhor, representaria ter um legado, uma linhagem de bênçãos que se seguiriam. As bênçãos que Deus tem para derramar não apenas pararão por você, mas irão prosseguir sobre os seus descendentes! Casar com a princesa representa uma honra, é ser reconhecido como digno. Além disso, fazia parte do pacote muitas riquezas e a isenção dos impostos para sua casa, definitivamente. Quem só escuta os insultos continuará pagando tributos para sempre.
Davi entendeu que as recompensas eram maiores do que o desafio, um rei precisa ter esse entendimento. Basta ouvir a Deus para entender que um gigante Deus derruba com uma só pedra! Tem muita gente prestando atenção no que o diabo diz, mas não ouve a Palavra de Deus que está sendo profetizada, por isso mesmo que não se recebe nada. Então, as pessoas ficam apavoradas, entram em desespero.
Davi ouviu a palavra acerca das bênçãos e fez questão de confirmar outras vezes, perguntando de novo sobre qual seria o seu prêmio ao vencer. Ele sabia que sua vida seria mudada! O Espírito Santo te fala das recompensas e produz em você as qualidades que precisará ter lá na frente. Pena que muitos crentes aí interrompem o agir de Deus em suas vidas, por causa da incredulidade.
Não desperdice o seu momento de confronto, porque vem a hora em que você será honrado.
Participe conosco dessa maravilhosa Campanha:Quintas-feiras, às 20hIgreja do Evangelho QuadrangularRua Mairiporã, 100 - Parque Santa Tereza - Jandira/SP
(12) E Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era
Jessé, que tinha oito filhos; e nos dias de Saul era este homem já velho e
adiantado em idade entre os homens.
(13) Foram-se os três filhos mais velhos de
Jessé, e seguiram a Saul à guerra; e eram os nomes de seus três filhos, que se
foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama.
(14) E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul.
(15) Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém.
“Deus fez o sol para controlar o tempo diário de trabalho do homem; mas aí o homem inventou a energia elétrica e agora a maioria dos homens não pára mais de trabalhar... uns por necessidade... outros por causa da ganância”.
“Onde não há pausa, a vida lentamente se extingue. Hoje, o tempo de 'pausa' é preenchido por diversão e alienação. Lazer não é feito de descanso, mas de ocupações 'para não nos ocuparmos'. A própria palavra entretenimento indica o desejo de não parar. E a incapacidade de parar é uma forma de depressão. Entramos no milênio num mundo que é um grande shopping. A Internet e a televisão não dormem. Não há mais insônia solitária; solitário é quem dorme. As bolsas do Ocidente e do Oriente se revezam fazendo do ganhar e perder, das informações e dos rumores, atividade incessante. Quem tem tempo não é sério, quem não tem tempo é importante. Nunca fizemos tanto e realizamos tão pouco. Nunca tantos fizeram tanto por tão poucos. Parar não é interromper. Muitas vezes continuar é que é uma interrupção. A pergunta que as pessoas se fazem no descanso é 'o que vamos fazer hoje?' - já marcada pela ansiedade. A prática espiritual deste milênio será viver as pausas. Não haverá maior sábio do que aquele que souber quando algo terminou e quando algo vai começar. Afinal, por que o Criador descansou? Talvez porque, mais difícil do que iniciar um processo do nada, seja dá-lo como concluído.”
Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus (Efésios 2.19).
Salmos 107:21 – 30:
Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
E ofereçam os sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo.
Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas.
Esses vêem as obras do SENHOR, e as suas maravilhas no profundo.
Pois ele manda, e se levanta o vento tempestuoso que eleva as suas ondas.
Sobem aos céus; descem aos abismos, e a sua alma se derrete em angústias.
Andam e cambaleiam como ébrios, e perderam todo o tino.
Então clamam ao SENHOR na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades.
Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas.
Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado.
Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
Mateus 8.23-26:
E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram;
E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.
E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos.
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
“Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens. Nós, pois jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações” (Esdras 8:21)
“Meus irmãos! De que adianta alguém dizer que tem fé se não tiver obras? Por acaso esta fé pode salvá-lo? Se irmãos ou irmãs estiverem precisando de roupa e necessitados do alimento diário, o que adianta um de vocês lhes dizer: ‘Vão em paz, aqueçam-se e comam bem’, se vocês não lhes dão as coisas de que eles necessitam? Assim também a fé, se não for acompanhada de obras, está morta.” Tiago 2:14-17
Versão Fácil de Ler)
O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória. Edificarão os lugares antigamente assolados, restaurarão os de antes destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração. Estranhos se apresentarão e apascentarão os vossos rebanhos; estrangeiros serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria. Porque eu, o SENHOR, amo o juízo e odeio a iniqüidade do roubo; dar-lhes-ei fielmente a sua recompensa e com eles farei aliança eterna. A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do SENHOR. (Isaías 61.1-9)