segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Busca pelas diretrizes de Deus

SALMO 25:4-15
(4)Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. (5) Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia. (6) Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade. (7) Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó SENHOR. (8) Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores. (9) Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho. (10) Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos. (11) Por causa do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade, que é grande. (12) Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher.(13) Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra. (14) A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. (15) Os meus olhos se elevam continuamente ao SENHOR, pois ele me tirará os pés do laço.


Se queremos deixar alguém feliz, em retribuição a um grande favor, devemos perguntar a essa pessoa do que ela mais gosta, suas diretrizes, preferências, etc. Com Deus não é diferente! É por isso que Davi inicia essa oração com um pedido sincero, no v. 4: “Ó SENHOR, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem.” Davi deixa claro que para agradar a DEUS, ele deseja conhecer os pensamentos de Deus, os caminhos de Deus. Aqui, a palavra “caminho” significa não uma trilha exatamente, mas o modo de viver ou agir de Deus. Para agradar a DEUS precisamos conhecê-lo. Não somente amá-lo à distância, ou admirá-lo pelos seus feitos. Precisamos saber quem Ele realmente é. Isso só se dará através de um relacionamento.
Precisamos constantemente reavivar o nosso relacionamento com Deus. Quando aceitamos a Jesus, é uma proposta de noivado que aceitamos. Sim, porque Jesus é o nosso amado noivo, e nós, a Igreja, compomos sua noiva. O casamento será lindo, quando o nosso noivo vier nos buscar. Assim como num relacionamento entre um casal, há a necessidade de se buscar um reavivamento (porque a convivência muitas vezes gera acomodação), nós também no nosso relacionamento com Deus precisamos de reavivamento. Só conseguiremos isso através de busca, de oração, de intimidade, cf. leremos no v.14.
O versículo 5, fala da busca por direção e de confiança. A vida pode ser muito confusa. Há tantas escolhas para fazermos ao decidir os valores que governarão as nossas vidas. Então, como é que acharemos a melhor maneira, a maneira de Deus, para viver? Pediremos que Deus nos mostre! Nossa esperança está nele. Nossa salvação está nele. Então, por que não pedir para Ele nos guiar e ensinar a verdade? Por que não esperar que Ele nos mostre a sua vontade para nós? Se nossos corações estão abertos à sua verdade e estamos buscando o seu caminho, Ele nos mostrará a sua vontade.
Pelo sangue de Jesus, nós somos convidados a estar na presença de Deus continuamente, ao contrário do que era no passado, quando somente uma vez a cada ano, o Sumo Sacerdote entrava no Santíssimo representado todo o povo. Então, aproveitando essa oportunidade que nos é concedida, nós precisamos compreender que a graça salvadora que nos faz livres está disponível para nós em todo tempo.
Deus não quer se lembrar dos nossos pecados. O que Ele mais deseja é ter uma Igreja santa. Ele diz que os lança no mar do esquecimento, ou seja, deles não se lembra jamais! (Is 43.25). Muitas vezes nós é que vamos lá nesse mar e pescamos os nossos pecados de volta. Por isso, você mesmo, tem que parar de se acusar diante de Deus, esse papel não é seu, mas do diabo, ele sim é apresentado como acusador dos nossos irmãos (Ap 12.10). Não acuse a ninguém, muito menos a você mesmo. Pela graça salvífica, nós, pelo sangue de Jesus, podemos pedir perdão a Deus e instantaneamente, ainda que nossos pecados sejam vermelhos como a escarlata, se tornarão brancos como a mais pura neve (Is 1.18). O que Deus é forma a base daquilo que Ele faz. Deus é bom e reto, por causa da sua benignidade, misericórdia, graça e retidão é que ele é fiel em guiar, ensinar, orientar e dirigir até mesmo a pecadores, como nós, o caminho que devemos escolher, desde que nós coloquemos nossa confiança Nele. "O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos" (Pv 16.9). Não procure o seu próprio caminho, o ideal é que o Senhor lhe dirija os passos.
Quando nós andamos com Deus, nós percebemos quem realmente nós somos e quem Ele é. Nosso coração é sensibilizado quanto aos nossos pecados. Quando isso acontece, precisamos confessar, pedir perdão ao Senhor e recorrer ao Seu Santo Nome para que sua salvação nos alcance. Para que o homem receba as diretrizes que ele busca, as bênçãos e a comunhão com o Santo de Israel é necessário um santo temor. Saber que sem a graça de Deus, estaríamos perdidos, pois a nossa justiça diante dele, são como trapo da imundícia (Is 64.6). Fomos escolhidos pela graça de Deus, esse dom não vem de nós, mas Dele mesmo.
De onde vem a verdadeira redenção? Somente de Deus. A redenção é achada em Deus através de respeito profundo e reverente para a santidade dEle e Seu poder, através de viver um relacionamento de aliança com ele e através de manter nosso foco nEle. Qualquer outro caminho para a redenção é falso e se torna um tropeço. Como o homem que anda na corda bamba cujos olhos não estão fixo no chão ou no que está ao seu redor, mas na corda na sua frente onde está andando, também nossos olhos devem estar no Senhor. Somente olhando para Ele que Ele nos levará ao lugar seguro.
Oração: Ó poderoso Deus, o único verdadeiro guia da vida, por favor, ajude-me a entender a Sua vontade para minha vida. Eu quero viver para o Senhor e agradar ao Senhor. Eu quero que outros saibam da minha dedicação ao Senhor – não só por causa das palavras que eu profiro, mas também através do meu caráter e da minha conduta. O Senhor tem feito tanto para me salvar. O Senhor que é tão santo e justo, me pegou pela mão quando era ainda pecador e em rebelião ao seu amor. Ensine-me os seus caminhos. Corrija as falhas na minha vida. Guie-me para o caminho da sua verdade. Quero ser salvo dos meus pecados, mas também dos dias de inutilidade e frustração. Faça de mim um vaso que pode ser usado para honrá-Lo. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

Fontes:
- Bíblia de Estudo Shedd
- Devocional Iluminalma:
http://www.iluminalma.com.br/dph/2/0901.html
http://www.iluminalma.com.br/dph/1/1017.html


Mensagem pregada pela Prª Walquíria Paiva na Igreja do Evangelho Quadrangular do Parque Santa Tereza - Jandira/SP.

Um comentário:

Sandr@ disse...

Querida Pra.Wal, seu Blog está lindíssimo e traz a Palavra de Deus, sempre alimento tão necessário para a nossa vida espiritual. Que o Senhor continue usando vc e seu esposo para a Honra e Glória do nome dEle. Vcs estão de parabéns. Beijinho**