terça-feira, 22 de julho de 2008

A Alma Que Clama Por Deus - Salmo 42

Introdução: Todas as pessoas possuem naturalmente um vazio interior, algo que tentam preencher de diversas formas: festas, bebidas, compras, popularidade, etc. Mas na realidade nenhuma dessas coisas pode satisfazer o verdadeiro anseio do ser humano, que precisa urgentemente da presença de Deus. Somente Ele pode completar o espaço vazio em nosso coração e fazer-nos felizes plenamente. As pessoas depois de uma semana de trabalho correm para baladas e distrações, mas na segunda-feira estão amarguradas e mal-humoradas da mesma forma. Qual o motivo? O vazio interior. É a alma clamando por quem pode trazer alegria, satisfação em viver. Diferentemente acontece quando buscamos a Deus. Ele nos renova, traz paz para a nossa alma. As pessoas deixam de buscar o mais importante e procuram alcançar outras coisas, mas suas vidas ficam enroladas e não conseguem realizar seus sonhos. Outros conquistam bens materiais, mas o “buraco” espiritual continua lá dentro, deixando-os tristes, inquietos, insatisfeitos com tudo. Isso ocorre porque estão errando o foco. O propósito do homem é se relacionar com o Criador, conhecer a Jesus. Por não conhecê-Lo se tornam frustradas e deprimidas. A alma está sedenta, necessitada de salvação, que só Jesus tem para dar. Alguns aqui presentes talvez já provaram das águas de Deus, mas se afastaram da Sua presença e estão secos, como que em um deserto. Deus tem uma boa nova para vocês: Hoje é o dia de restauração para a sua vida. Não endureça seu coração, pois Ele quer te sarar e renovar a sua fé, enchendo sua vida com o Seu amor. O suspiro é uma expressão da ansiedade. Até mesmo nos momentos de grande pressão suspiramos ansiando por um descanso. É como um clamor sem palavras. E quando assim fazemos demonstramos uma necessidade que sentimos. Neste salmo vemos um grito da alma faminta e sedenta pelo socorro do Todo Poderoso. Deus não quer que fiquemos ansiosos e desesperados por causa das coisas desse mundo. Ele nos oferece a salvação e a resposta ao nosso clamor mais profundo. Ele tem refrigério para você! Espera em Deus, minha alma... (como uma mãe e sua criancinha de colo). A satisfação de nossas necessidades físicas e mesmo emocionais não serão mais suficientes para nos contentar. Sl 63:1; Sl 35.9.

Tese: No Salmo 42 podemos tirar algumas lições que fazem Deus suprir a carência de nossa alma e se tornar o destaque em nossa vida. Precisamos ter SEDE + HUMILDADE + FÉ (que inclui a idéia de Fidelidade). Imagine uma criança que sente sede e pede ao pai um copo de água e bem feliz fala, olhando o pai nos olhos amorosos: “obrigado, papai!”.

1. Quem tem sede de Deus tem que buscar as águas no lugar certo (v. 1,2). O cervo é um mamífero que vive em bandos e em lugares pantanosos. Ou seja, eles vivem com seres da mesma espécie. Quem tem sede anda no meio dos que têm sede de Deus. Vivem em lugares em que sua necessidade é suprida. Estar na casa do Senhor. Existem fontes que estão contaminadas. As Escrituras são a verdadeira nascente de água potável para a alma sedenta por salvação, renovo e intimidade com o Pai. A sede de Deus nos impele a esforçar e buscá-Lo com todo o nosso ser. Eu quero Deus! Muitos querem uma vida melhor, mas não procuram pelo Melhor. Jo 7.37,38; Jr 29.13.

2. Deus se agrada do coração quebrantado, que se humilha para Ele (v. 3,4). Fique incomodado de haver ausência de Deus na sua vida. O texto fala de lágrimas, choro. Eles ficaram tristes por Deus não ser visto neles. Vemos nisso o sinal de um arrependimento profundo, verdadeiro, genuíno. Reconhecimento de que precisa da graça de Deus urgentemente. Quantos não se importam mais com isso e não se incomodam mais (pecado). Estar afastado Daquele que tem água da vida é uma situação desesperadora. Volte correndo para Ele. Declare a sua necessidade crítica: Preciso do Senhor! Este culto é uma oportunidade para você se derramar na presença Dele. Esvaziar-nos totalmente perante Deus; Ele nos encherá do Seu Espírito e graça superabundante. Sl 51.17; Is 57.15.

3. Ser grato pelo que Deus faz e permanecer com Ele fielmente (v. 8-11). O salmo também mostra um desejo de ser agradecido. Ele fala de adorar, compor para Deus, fazer algo para agradá-Lo por causa da gratidão que se sente. Ter prazer em orar. Deus tem prazer na vida daqueles que permanecem. Daqueles que declaram: “Ele é a minha Rocha”. Que não saem da Rocha por nada, continuam firmes em Jesus. Mesmo sendo afrontados, mesmo quando estão passando por lutas. Insistem e agem pela fé. Custe o que custar não troque Jesus por nada! Há uma promessa para a vida daquelas pessoas que esperam em Deus. Os que esperam são os que crêem; são os que sabem que Deus irá fazer, por isso confiam, aguardam o tempo certo. Ele vai te satisfazer! Cl 3.15; Hb 10.38; 1Co 15.58.

Conclusão: O salmo 42 foi escrito por pessoas que deveriam saber o que era ter a glória de Deus sobre as suas vidas. Mas por alguma razão eles estavam sendo questionados acerca da presença de Deus: “Onde está o seu Deus?”. Talvez possam já ter indagado acerca da presença de Deus em sua vida, mesmo sendo servos do Senhor. Deus quer inundar a Sua Igreja com a glória e unção transbordante do Seu Espírito, de modo que todos reconheçam que a Sua presença é real em nossas vidas. Vida abundante é o que Cristo veio nos dar. O primeiro passo para fazermos missões e estarmos na vontade de Deus está em Jesus ser visto em nós. Antes mesmo que querermos fazer algo para Deus, precisamos estar envolvidos com Deus, deixar que Ele faça uma obra em nosso interior; deixar que Ele venha nos dar de beber da Fonte de Salvação para que a glória Dele possa resplendecer sobre nós. Queremos que Deus salve nossos familiares. Mas Deus quer que sejamos supridos de águas vivas, ao ponto de podermos matar a sede das pessoas a nossa volta. Nos lugares desérticos, as populações costumam fazer suas casas perto de um poço ou oásis, onde se pode encontrar água. Sua família tem que encontrar água em você! As nossas atitudes, postura, palavras, tudo isso são fundamentais para que sejamos verdadeiras testemunhas de Jesus. O cristão precisa ter o caráter de Cristo, e isto só será possível quando existir um relacionamento pessoal com o Senhor e com a Sua Palavra, conhecendo, buscando sempre e decidindo praticá-la de todo o coração. Intimidade traz liberdade. O que é tão maravilhoso é que o próprio Deus deseja e possibilita esta comunhão. Só que precisamos buscar para que possamos achar, crescer, compreender o desígnio do Seu Coração para nós. Jesus te ama, corresponda ao Seu amor! A resposta ao clamor da sua alma está na salvação e alegria que Cristo te oferece dia a dia. Dedique-se ao Senhor! E Ele te saciará...

Beba da fonte viva (“zoe”, vida na essência da palavra, isto é, a vida de Deus).

Mensagem ministrada pelo Pr. Bruno, da I.E.Q. - Jardim das Margaridas - Jandira-SP.

2 comentários:

Anônimo disse...

A paz,

Passando para convidar para a festa de 3 nos do meu espaço. Você faz parte desta história. Prestigie.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Magiagifs disse...

Oieeee tudo bem com vc?
Essa semana no magiagifs ,o seu blog estará em destaque ,
pela beleza,conteúdo e sensibilidade!!Tem um selinho e
nosso award pra vc!
"Sonhos são sonhos...mas deixarão de sê-los, quando você está
disposto a torná-los realidade em sua vida! Lute pelos seus direitos, pelos
seus objetivos! Jamais o que vem fácil...vem com gosto de vitória..."
Beijinhus
Magiagifs(Li)