sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Entregando as Primícias ao Senhor

“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. - Provérbios 3.9,10.

Definição (Aurélio): “Primeiros frutos; primeiras produções; primeiros efeitos; primeiros lucros; primeiros sentimentos; primeiros gozos; começos, prelúdios”.

  • Deus não instituiu as ofertas porque precise delas, mas para provar nosso coração numa das áreas onde demonstramos grande apego.
  • Deus não precisa dos primeiros frutos, nós é que precisamos Dele em primeiro lugar em nossas vidas, e este é um excelente exercício para manter nosso coração consciente disto.
  • Entregar ao Senhor as primícias de nossa renda é dar-lhe honra. É distinguí-lo. É demonstrar o lugar especial que Ele ocupa em nossas vidas.
  • Deus quer ser o primeiro em nossas vidas. A rebelião de Satanás foi tentar usurpar esta posição divina. E hoje ele ainda tenta tomar o trono de Deus nos nossos corações. Mas devemos manter o Senhor em seu devido lugar.
  • A Bíblia está repleta de histórias de gente que manteve Deus em primeiro lugar em suas vidas a despeito do preço a ser pago: *Abraão se dispôs a sacrificar seu próprio filho, mas não se atreveu a deixar de dar a Deus o primeiro lugar. *José foi para a cadeia para não pecar contra Deus numa relação adúltera. * Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram lançados na fornalha por recusarem-se a dar a uma estátua o lugar que pertence só a Deus. * Daniel foi lançado numa cova de leões pela decisão de manter Deus em primeiro lugar. * Os apóstolos foram presos e açoitados porque importava antes obedecer a Deus do que aos homens.
  • Além destas figuras e exemplos, o ensino explícito de Jesus não deixa dúvidas sobre a importância do assunto: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. - Mateus 6.33
  • Quando damos a Deus o primeiro lugar não nos frustramos. Pelo contrário, há um senso de realização interior que comprova que fomos criados para isto. Sem Deus em primeiro, há um desequilíbrio em nossas vidas.

VOCÊ COMO PRIMÍCIA

“Mas se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são”. - Romanos 11.16

  • Paulo estava ensinando que ao santificar a primeira parte (a mais importante) você santifica também o resto que vem depois dela. Quando alguém santificava as primícias (primeiros frutos) santificava também tudo o que seria feito depois, incluindo a massa da oferta de cereais e a dos pães que viriam a comer depois.
  • Se a raiz for santificada (a parte mais importante, e a que surgiu primeiro na formação da planta) os ramos e tudo o que surgir depois dela também será santificado.
  • Você pode ser a primícia de DEUS na sua casa. Se você é o pai (já convertido), ou se é a mãe, ou o(a) filho(a) mais velho(a), ou o primeiro convertido!
  • Entregue a DEUS o melhor tempo, a melhor roupa, a melhor oferta, o melhor louvor.
  • Consagre-se a DEUS como um fruto apreciável e deleitoso! Entregue-se ao SENHOR...

CONCLUSÃO:

  • Este era o entendimento que os judeus receberam da lei de Moisés: se santificassem ao Senhor as primícias de sua renda, estavam santificando o restante da renda que ficava em suas mãos. Por isso Deus poderia fazer com que se enchessem fartamente seus celeiros e transbordassem de vinho seus lagares! Isto não só responde o que são as primícias, como nos mostra o poder que elas tem de santificar o restante daquilo de que foram tiradas.
  • Assim, hoje, quando nós consagramos a DEUS não só a primeira parte da nossa renda, mas a primeira parte do nosso tempo, a primeira parte dos nossos sonhos, a primeira parte de tudo; podemos desfrutar do melhor que Ele tem para nós e nos mostra como nosso Senhor Poderoso pode agir: santificando tudo daquilo que ofertamos a Ele como primícias.

Mensagem pregada pela Prª Walquíria Paiva na Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim das Margaridas - Jandira/SP. Baseada no estudo "Entendo as primícias", do Pastor Luciano P. Subirá (Link AQUI)

terça-feira, 22 de julho de 2008

A Alma Que Clama Por Deus - Salmo 42

Introdução: Todas as pessoas possuem naturalmente um vazio interior, algo que tentam preencher de diversas formas: festas, bebidas, compras, popularidade, etc. Mas na realidade nenhuma dessas coisas pode satisfazer o verdadeiro anseio do ser humano, que precisa urgentemente da presença de Deus. Somente Ele pode completar o espaço vazio em nosso coração e fazer-nos felizes plenamente. As pessoas depois de uma semana de trabalho correm para baladas e distrações, mas na segunda-feira estão amarguradas e mal-humoradas da mesma forma. Qual o motivo? O vazio interior. É a alma clamando por quem pode trazer alegria, satisfação em viver. Diferentemente acontece quando buscamos a Deus. Ele nos renova, traz paz para a nossa alma. As pessoas deixam de buscar o mais importante e procuram alcançar outras coisas, mas suas vidas ficam enroladas e não conseguem realizar seus sonhos. Outros conquistam bens materiais, mas o “buraco” espiritual continua lá dentro, deixando-os tristes, inquietos, insatisfeitos com tudo. Isso ocorre porque estão errando o foco. O propósito do homem é se relacionar com o Criador, conhecer a Jesus. Por não conhecê-Lo se tornam frustradas e deprimidas. A alma está sedenta, necessitada de salvação, que só Jesus tem para dar. Alguns aqui presentes talvez já provaram das águas de Deus, mas se afastaram da Sua presença e estão secos, como que em um deserto. Deus tem uma boa nova para vocês: Hoje é o dia de restauração para a sua vida. Não endureça seu coração, pois Ele quer te sarar e renovar a sua fé, enchendo sua vida com o Seu amor. O suspiro é uma expressão da ansiedade. Até mesmo nos momentos de grande pressão suspiramos ansiando por um descanso. É como um clamor sem palavras. E quando assim fazemos demonstramos uma necessidade que sentimos. Neste salmo vemos um grito da alma faminta e sedenta pelo socorro do Todo Poderoso. Deus não quer que fiquemos ansiosos e desesperados por causa das coisas desse mundo. Ele nos oferece a salvação e a resposta ao nosso clamor mais profundo. Ele tem refrigério para você! Espera em Deus, minha alma... (como uma mãe e sua criancinha de colo). A satisfação de nossas necessidades físicas e mesmo emocionais não serão mais suficientes para nos contentar. Sl 63:1; Sl 35.9.

Tese: No Salmo 42 podemos tirar algumas lições que fazem Deus suprir a carência de nossa alma e se tornar o destaque em nossa vida. Precisamos ter SEDE + HUMILDADE + FÉ (que inclui a idéia de Fidelidade). Imagine uma criança que sente sede e pede ao pai um copo de água e bem feliz fala, olhando o pai nos olhos amorosos: “obrigado, papai!”.

1. Quem tem sede de Deus tem que buscar as águas no lugar certo (v. 1,2). O cervo é um mamífero que vive em bandos e em lugares pantanosos. Ou seja, eles vivem com seres da mesma espécie. Quem tem sede anda no meio dos que têm sede de Deus. Vivem em lugares em que sua necessidade é suprida. Estar na casa do Senhor. Existem fontes que estão contaminadas. As Escrituras são a verdadeira nascente de água potável para a alma sedenta por salvação, renovo e intimidade com o Pai. A sede de Deus nos impele a esforçar e buscá-Lo com todo o nosso ser. Eu quero Deus! Muitos querem uma vida melhor, mas não procuram pelo Melhor. Jo 7.37,38; Jr 29.13.

2. Deus se agrada do coração quebrantado, que se humilha para Ele (v. 3,4). Fique incomodado de haver ausência de Deus na sua vida. O texto fala de lágrimas, choro. Eles ficaram tristes por Deus não ser visto neles. Vemos nisso o sinal de um arrependimento profundo, verdadeiro, genuíno. Reconhecimento de que precisa da graça de Deus urgentemente. Quantos não se importam mais com isso e não se incomodam mais (pecado). Estar afastado Daquele que tem água da vida é uma situação desesperadora. Volte correndo para Ele. Declare a sua necessidade crítica: Preciso do Senhor! Este culto é uma oportunidade para você se derramar na presença Dele. Esvaziar-nos totalmente perante Deus; Ele nos encherá do Seu Espírito e graça superabundante. Sl 51.17; Is 57.15.

3. Ser grato pelo que Deus faz e permanecer com Ele fielmente (v. 8-11). O salmo também mostra um desejo de ser agradecido. Ele fala de adorar, compor para Deus, fazer algo para agradá-Lo por causa da gratidão que se sente. Ter prazer em orar. Deus tem prazer na vida daqueles que permanecem. Daqueles que declaram: “Ele é a minha Rocha”. Que não saem da Rocha por nada, continuam firmes em Jesus. Mesmo sendo afrontados, mesmo quando estão passando por lutas. Insistem e agem pela fé. Custe o que custar não troque Jesus por nada! Há uma promessa para a vida daquelas pessoas que esperam em Deus. Os que esperam são os que crêem; são os que sabem que Deus irá fazer, por isso confiam, aguardam o tempo certo. Ele vai te satisfazer! Cl 3.15; Hb 10.38; 1Co 15.58.

Conclusão: O salmo 42 foi escrito por pessoas que deveriam saber o que era ter a glória de Deus sobre as suas vidas. Mas por alguma razão eles estavam sendo questionados acerca da presença de Deus: “Onde está o seu Deus?”. Talvez possam já ter indagado acerca da presença de Deus em sua vida, mesmo sendo servos do Senhor. Deus quer inundar a Sua Igreja com a glória e unção transbordante do Seu Espírito, de modo que todos reconheçam que a Sua presença é real em nossas vidas. Vida abundante é o que Cristo veio nos dar. O primeiro passo para fazermos missões e estarmos na vontade de Deus está em Jesus ser visto em nós. Antes mesmo que querermos fazer algo para Deus, precisamos estar envolvidos com Deus, deixar que Ele faça uma obra em nosso interior; deixar que Ele venha nos dar de beber da Fonte de Salvação para que a glória Dele possa resplendecer sobre nós. Queremos que Deus salve nossos familiares. Mas Deus quer que sejamos supridos de águas vivas, ao ponto de podermos matar a sede das pessoas a nossa volta. Nos lugares desérticos, as populações costumam fazer suas casas perto de um poço ou oásis, onde se pode encontrar água. Sua família tem que encontrar água em você! As nossas atitudes, postura, palavras, tudo isso são fundamentais para que sejamos verdadeiras testemunhas de Jesus. O cristão precisa ter o caráter de Cristo, e isto só será possível quando existir um relacionamento pessoal com o Senhor e com a Sua Palavra, conhecendo, buscando sempre e decidindo praticá-la de todo o coração. Intimidade traz liberdade. O que é tão maravilhoso é que o próprio Deus deseja e possibilita esta comunhão. Só que precisamos buscar para que possamos achar, crescer, compreender o desígnio do Seu Coração para nós. Jesus te ama, corresponda ao Seu amor! A resposta ao clamor da sua alma está na salvação e alegria que Cristo te oferece dia a dia. Dedique-se ao Senhor! E Ele te saciará...

Beba da fonte viva (“zoe”, vida na essência da palavra, isto é, a vida de Deus).

Mensagem ministrada pelo Pr. Bruno, da I.E.Q. - Jardim das Margaridas - Jandira-SP.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

DEUS: O Grande Pai de Amor

“Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7.11).

Introdução: Quem já teve medo de pedir alguma coisa ao seu próprio pai? Sempre que sabemos que algo é errado, ou sabemos que ele não permitirá por não ser o melhor, temos medo de pedir alguma coisa ao nosso próprio pai carnal. Ou será que temos medo que a resposta dele nos prejudique e nos influencie a tomar a decisão errada? Você já teve medo de pedir algo a Deus? Você teve medo por quê?

I - Ter medo por quê?

Ter medo é sentir grande receio (hesitação, incerteza, apreensão), terror (qualidade de terrível; regime político assinalado por perseguições, prisões e morticínios), susto.
A primeira referência a medo que temos na Bíblia encontra-se em Gn. 3.10: “Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi”. Lendo essa passagem, vemos como o pecado fez com que Adão tivesse medo de Deus. A separação entre Deus e o homem efetuada pelo pecado trouxe desconfiança da criatura para com o Criador.
Deus não é o tipo de tirano implacável, que sentado em um trono alto, atirada raios cósmicos sobre as pessoas aqui em baixo.
A Bíblia declara: “há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef. 4.6)
“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo” (I Jo 3.1).
“Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele” (I Co 8.6)

II – O medo de Deus é engano do diabo

Porque temos medo de fazer a Deus perguntas como:

  • Deus, eu devo aceitar ou não aquele emprego?
  • Senhor, eu devo me mudar ou não para aquela cidade; namorar ou não aquele rapaz ou aquela moça?
  • Como devo usar esse dinheiro, ou aquele bem ou esse tempo que o Senhor me deu?

Por que será que às vezes temos medo de perguntar estas coisas a Deus? Será que no fundo tememos que Ele nos mande para aquele canto esquisito, trabalhar num emprego chato, ou gastar “nosso” dinheiro onde não queremos? Será que temos medo que a resposta Dele àquele namoro será “não”, e é por isso que “esquecemos” de pedir?
Nosso medo de Deus é engano do inimigo.
Deus não é um tirano distante que só quer saber dos nossos pecados e mandar a gente para uma vida sofrida de privação. Deus é um pai amoroso que deseja, pode e vai nos dar coisas boas.

III – Não ter medo; ter fé

Se o certo não temer, então temos que fazer exatamente o contrário: acreditar Nele. Precisamos confiar Nele. Senão, nem pediremos e nem saberemos o que perdemos. Confie em seu Pai. É Dele que vêm todas as coisas boas que você tem, que até hoje você já teve, ou um dia terá. E você terá muito mais, do bom e do melhor. Basta continuar crendo e confiando em seu Pai.
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1.7).

Conclusão:

  • Creia no seu Deus. Ele nunca falhou, nunca mudou...
  • Ore: "Nosso Pai, coisa boa é ser seu filho. Antes vivíamos sem nome, sem herança e sem futuro. Mas agora, graças ao amor de Jesus, fazemos parte da grande família de Deus. Confiamos que o Senhor nos dará qualquer outra coisa que precisamos. Se o Senhor não nos der, é porque é melhor para nós. Satisfeitos e confiantes no amor do Senhor, agradecemos em nome de Jesus. Amém."
  • Aguarde com paciência a resposta do seu Pai de Amor. (Salmo 40.1)

Mensagem pregada pela Prª Walquíria Paiva na Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Sol Nascente - Jandira/SP. Baseada em um devocional do site www.iluminalma.com

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Devocional - I Reis 8.10-11

Versículo: "Tendo os sacerdotes saído do santuário, uma nuvem encheu a Casa do SENHOR, de tal sorte que os sacerdotes não puderam permanecer ali, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR enchera a Casa do SENHOR" (I Reis 8.10-11).

Meditação: O Santuário representava o Santo Lugar e o Santo dos Santos. A ministração dos sacerdotes naquele dia foi tão efetiva e intensa que a glória do Senhor foi a resposta àquele culto. A nuvem inundou maravilhosamente toda a casa do Senhor, ou seja: o Santo dos Santos, o Santo Lugar, o Átrio dos Sacerdotes, o Pátio (átrio do povo de Israel)... Assim, todo o templo se encheu, a construção física ficou plena da glória do Senhor. Se até as paredes, impreganaram-se, faço idéia que todas as vidas também foram tocadas. Imagine quanta gente havia no dia da inauguração do grande templo de Salomão! E quantos foram os que anunciaram que Deus se manifestara a eles... Levaram essa mensagem às suas ruas, casas, bairros, cidades... "Eu vi a glória do Senhor!".

Aplicação: Assim como naquela época aconteceu esse fato tão sublime, hoje em dia também, nós ministros do Senhor, precisamos dedicar a Ele o intenso, apaixonado e real culto que Ele deseja. Aí, a esplendorosa glória do Senhor virá e encherá todas as nossas vidas, todo o templo, todas as ruas, casas, bairros, cidades... nossa nação!
Intercessão: Deus de toda a glória, queremos ministrar a Ti verdadeira adoração. Ajuda-nos e ensina-nos a agradar Teu coração e atrair a Tua glória para que ela se manifeste em nós e através de nós. Assim, através da manifestação da Tua glória poderemos tocar vidas. Em nome de Jesus, oramos!

terça-feira, 25 de março de 2008

Atos 3:1-10

“Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus” (Atos 3,1-10).
Essa passagem é bem conhecida e trata acerca de um homem que nascera coxo das pernas. A maioria de nós já ouviu pregações sobre esse milagre; mas a realidade é que muitas pessoas encontram-se coxas espiritualmente falando, até mesmo dentro das igrejas!
Aquele homem, por causa do seu defeito físico, não podia entrar no Templo. Era considerado uma pessoa portadora de maldição pelas leis religiosas judaicas. Associava-se fortemente a idéia de pecado às deficiências e enfermidades. Também não podia se locomover normalmente, e por isso precisava ser carregado, contando com a ajuda de amigos ou voluntários. Ele não tinha condições de prover o seu sustento dignamente e dependia de esmolas para sobreviver. Essa era a rotina que o castigava física e psicologicamente.
Mas aquele coxo teve um encontro com os discípulos de Jesus e foi curado. O que Jesus estava dizendo para o homem através desse momento era o quanto Deus se importa com cada um de nós, desde os maiorais até os mais simples. Deus não está indiferente ao nosso sofrimento e também não nos despreza pela nossa fraqueza.
Aquele coxo poderia ter sido curado antes, durante o ministério terreno do Senhor Jesus. Ele certamente ouviu falar de Jesus e talvez até presenciou algum de Seus sinais. Teria lhe faltado fé? Ou não teve a ocasião propícia e o apoio de ajudadores. Não importa. Deus foi ao seu encontro. Possivelmente ele queria entrar no Templo e alimentava no coração o desejo de adorar a Deus sem as limitações impostas. Alguém com sua estima baixa, pois era desprezado, zombado e diminuído, se comparado com as outras pessoas que passavam de um lado ao outro.
Havia no Templo 9 Portas, mas o próprio Deus preparou esse encontro às 3 horas da tarde para mudar a vida daquele indivíduo. O momento dele tinha chegado! O coxo foi até o seu limite, até onde podia. Além disso, ele não perdeu a esperança, o que podemos observar na frase: “esperando receber algo...”. Não podia entrar, mas estava junto à porta Formosa.
Nós ainda hoje precisamos vencer nossos complexos, culpas, etc., não desanimar, e continuar avançando. Precisamos ter a atitude de buscar mais intimidade com Deus, precisamos valorizar nossos auxiliares e acreditar que Ele nos preparará uma mesa farta com tudo o que verdadeiramente necessitamos. Este é mais um ponto importante: Identificar e saber qual é a nossa real necessidade. A esmola não era de fato o que precisava o homem. Sua necessidade mais urgente e fundamente estava em Deus, desfrutar de Sua presença e conhecer o Seu amor.
O milagre aconteceu, e sabemos que tudo é para a glória de Deus. O Senhor abriu o Santo dos santos para que tenhamos acesso à Sua gloriosa Pessoa. Ele mesmo é Quem nos carrega no colo e nos leva ao lugar onde seremos felizes e com paz viveremos. O ex-coxo entrou no Templo glorificando a Deus e saltando. Podemos imaginar os pomposos fariseus e sacerdotes, conservando uma aparência de santidade contrastando-se com o homem saltitante. Vemos, aqui nesta passagem, uma vida transformada pelo poder de Jesus. E Ele continua transformando, creia e espere no Senhor!
Hoje é o próprio Cristo que nos carrega nos braços até o local que Deus quer que vivamos uma vida de louvor e adoração a Ele, no centro da Sua vontade!

sexta-feira, 14 de março de 2008

Poema da Intercessão

Hoje, postamos um poema da amiga Fer Bispo.
Deus lhes abençoe!
Que o Senhor nos ensine a orar...
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
..:: Intercessão ::..
O que é intercessão?
É servir ao outro em oração
É ser do tamanho da brecha
Sim. Daquela para onde Deus chamou
pessoas que não foram
não atenderam
E bastava um clamor
Intercessão é ir no lugar do outro
Para falar com Deus
É ser ponte
É ser elo
É ser ligação
Na adversidade
Na dor
Na tribulação
O intercessor clama por misericórdia
para acalmar a necessidade
Quem tem um intercessor
Tem um amigo de verdade
É uma nobre missão
É uma entrega sem interesse
É desprendimento, é amor
Mas há muito o que aprender
com o maior Intercessor
Espírito Santo me ensina
e interceda por mim na minha missão
Não sei o que é preciso dizer
Traduz o meu coração
Quero atender ao chamado
Quero estar na brecha, quero ir lá
Mas às vezes me sinto pequeno
Menor que o espaço
Pareço não caber de forma a tapar
Mesmo assim me ofereço
Para a ruptura que há
Mais amor, mais serviço
Mais entrega e compromisso
Mais clamor, mais gemido
Pelo preso, pelo perdido
Pelo enfermo, pelo contrito
Mais clamor, mais gemido
Até o dia em que o aprendiz
orará o inexprimível
(Fer Bispo)
(Baseado em Ez. 22:30; Rm 8:26; Is. 61:1-3 e depois de muito pensar sobre intercessão, interceder e ser grato por você que se lembra de mim.)
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

domingo, 2 de março de 2008

Inauguração!

Pessoal!
Estamos inaugurando esse novo cantinho, onde eu (Walquíria) e meu marido (Bruno) postaremos mensagens bíblicas para o seu enlevo espiritual!
Por aqui também veremos testemunhos, experiências pessoais e sugestões que possam contruibuir para edificação da sua fé.
Nosso intuito é promover o cristianismo na sua essência, isto é, Jesus vivendo, amando e tocando vidas através de seus discípulos hoje.
Tenham liberdade para compartilhar os conteúdos e deixar seu recado para nós.
Deus abençoe vocês!
Paz!