sexta-feira, 31 de julho de 2009

A poeira do caminho de Emaús

Texto: Lucas 24. 13-16

Introdução: Durante nossa caminhada podemos ser impedidos de ver o nosso Salvador, o Cristo Ressurreto, por situações diversas. Como uma nuvem que esconde o sol por alguns instantes ou dias (não significa que o sol não esteja por lá). Assim, com os olhos embaçados pelo cansaço, pela poeira dos acontecimentos, pela tristeza e decepção ou por qualquer outro motivo decorrente da caminhada, nós perdemos a oportunidade de desfrutar da plenitude e da graça de Jesus. Perdemos o foco, perdemos a direção, andamos como que sem rumo. Eram tantas aflições, eram tantas provações, que os caminhantes acabaram por perder a Jesus no meio do caminho, desistiram de suas promessas. Os olhos machucados e o coração ferido não podem discernir e ouvir a voz do Senhor. Assim, distanciaram-se mais do Salvador, foram deixando para depois, deixando para trás. Muitos boatos corriam e confundiam suas mentes.

Podemos reconhecer e destacar os motivos que levaram os dois seguidores a não reconhecer o seu Mestre e assim, ficarmos atentos para que o mesmo não aconteça conosco.

SOMOS IMPEDIDOS DE RECONHECER O CRISTO RESSURRETO:

Pelas lágrimas que embaçam a visão (olhos ardentes) João 20.15 – “Então Jesus perguntou: – Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando? Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu: – Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo.” Maria viu suas lágrimas tirarem sua visão por alguns instantes. Mesmo seguindo ao Senhor durante todo o tempo, ela não foi capaz de discernir quem ELE era. Assim, nós também podemos ter os olhos embaçados pela visão turbada das lágrimas e do sofrimento. Depois de uma noite de choro, os olhos ficam sensíveis, inchados, mas para isso o SENHOR NOS OFERECE ALENTO! Salmos 30.5 – “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”

Pela falta de conhecimento das EscriturasLucas 24.25-27. Jesus mesmo é quem nos ensina sobre as Suas palavras de vida eterna. Se o nosso coração estiver disposto a buscá-Lo e o compreender o que Ele diz, alcançaremos o conhecimento de Seus maravilhosos planos para nós. João 5.39 – “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” O propósito do Senhor para nossas vidas é que conheçamos Sua Palavra para que possamos compreender o seu pleno cumprimento em Jesus, que é o AMÉM (Ap 3.14). Quantas asneiras escutamos de pessoas que não conhecem as Escrituras? Oséias 4.6 – “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”.

Pelo temor à escuridão – Lucas 24.29 (Fica conosco); João 20.19: “Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!”. O medo faz com que tenhamos medo de todas as coisas. Quando criança, muitos de nós tínhamos medo do escuro. Com certeza, nossos pais tentavam nos convencer que não tínhamos o que temer. A escuridão atemoriza por ser um lugar desconhecido. Mas quando o Pai das Luzes chega, Ele nos faz perceber que não há porque ter medo! Salmos 139.11,12: “Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.” Jesus hoje nos conforta como confortou aos discípulos e nos diz: PAZ SEJA CONVOSCO!

Pela dúvida – João 20.25: “Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.” Tomé era um homem prático, moderno, cientista e bem consciente da possibilidade de ser enganado por uma visão ou uma alucinação. Para ele, a ressurreição precisava ser confirmada pelos sentidos. Quantas vezes deixamos o nosso ego, nossa “inteligência”, nosso sentido de possibilidades tirar a fé do nosso coração? Lucas 1.37 – “Porque para Deus nada é impossível”. O seguidor chamado Cleopas (24.18), de acordo com Eusébio, era o tio de Jesus, irmão de José. Quando a dúvida ilude nossos corações, não somos capazes de valorizar nem mesmo a família abençoada que Deus nos deu. Isso vale tanto para a família de sangue quanto para a família da fé.

Pela distância (pés ardentes) – Lucas 21.13. A distância não era grande de Jerusalém a Emaús. Eram cerca de 10 km, entretanto, quanto mais andavam em seu próprio caminho, iam distanciando-se do que Deus tinha para eles. Quando tomamos nosso próprio rumo na vida, as conseqüências são o cansaço, a fadiga e outras tantas. O melhor lugar para estarmos é no centro da vontade de Deus. Quando andamos com Cristo, não importa a distância, pois Ele renova nossas forças. Isaías 40.29-31: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”

Pelo ódio e a cegueira – Atos 9.4,5: “Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues”. Sem o Espírito Santo somos mesmo incapazes de saber quem é Jesus. Se as obras da carne são o que nos dominam, então, ficamos cegos e desorientados, como aconteceu com Saulo. Mas a revelação de Jesus nos tira as escamas dos olhos.

CONCLUSÃO: Como podemos reconhecer Jesus em todos os nossos caminhos? Através da revelação de Sua pessoa. Lucas 24.30,31. A testificação vem com os corações ardentes (v. 32), que é a obra do Espírito Santo para convencer das Escrituras que Cristo nos expôs. Precisamos deixar que a Água Viva do trono de Deus possa nos tirar a poeira dos olhos. Pedir perdão se alguma coisa no caminho nos tirou a visão do Senhor e prosseguir lado a lado com Ele.

5 comentários:

Déia disse...

ola amada... vim tte agradecer a visitinha MUITO MUITO OBRIGADA... Deus Te Pague!!! ... Boa Semana e Ótimo Fds!!! Beijokas Déia
Skype: deia-psp
MSN e Email PVT (Particular): deiaa_almeida@yahoo.com.br
http://portal-arte-deia.blogspot.com/

Déia disse...

olá kerida... vim convidar p/ ver novas artes... Boa Semana!!! Beijokas Déia
Skype: deia-psp
Msn e Emnail: deiaa_almeida@yahoo.com.br
http://portal-arte-deia.blogspot.com/
http://dicas-deia-blog.blogspot.com/

ola amada... vim tte agradecer a visitinha MUITO MUITO OBRIGADA... Deus Te Pague!!! ... Boa Semana e Ótimo Fds!!! Beijokas Déia
Skype: deia-psp
MSN e Email PVT (Particular): deiaa_almeida@yahoo.com.br
http://portal-arte-deia.blogspot.com/

Juliana Melo disse...

Oi amiguinha, vim agradecer a visita e o carinho deixado no meu blog.
Beijinhos e um ótimo domingo.
Juliana

Déia disse...

olá kerida... vim convidar p/ ver novas arts e blog novo c/ roupa-lay nova... Boa Semana e Ótimo Fds!!! Beijokas Déia
Skype: deia-psp
Msn e Emnail: deiaa_almeida@yahoo.com.br
http://portal-art-deia.blogspot.com/

TCHELLY® disse...

Olá qurrida..vou linkar seu blog na meu blog ok? adorei seu cantinho..cgeio de mensagens maravilhosas..me faça uma visitinha tá/ bjks mil..Tchelly
http://artbytchelly.blogspot.com