Existem pessoas que têm rios de dinheiro, mas isso não lhes garante a felicidade. Outras são conhecidas e reconhecidas por onde passam, mas têm que fingir uma alegria enquanto estão presos com amarguras. Gente que guarda dentro de si um rosário de mágoas e ressentimentos de muitos anos atrás. Dentro de nós, temos a capacidade de armazenar várias coisas. O nosso cérebro contém uma memória poderosa, é melhor do que qualquer supercomputador que exista no mundo. Mas há pessoas que preferem encher sua mente, suas lembranças, seus sentimentos com coisas ruins: são os entulhos do coração.
Isaque, filho de Abraão, quando foi morar em Gerar, foi ficando cada vez mais rico. Então, os filisteus começaram a ter inveja dele. Assim, quando cavava um poço e achava água, uma preciosidade no deserto, os filisteus vinham tomá-lo, alegando que era deles. Mesmo prejudicado, Isaque mandava que os seus servos cavasem outro poço. Aquilo foi se tornando rotina. Ele cavava, achava água, os filisteus criavam caso, e ele cedia.
É verdade que antes de ceder, Isaque discutia e mostrava toda a sua indignação. Afinal, ele tinha “direitos autorais” sobre aqueles poços, que pertenceram a seu pai. E Isaque tinha uma comitiva grande de servos, era criador de gado e também homem do campo, portanto necessitava de água.
Apesar de ceder, cavar outro poço nem sempre era fácil para Isaque. Aos poucos ele foi ficando de mau humor, sentindo-se rejeitado, humilhado e odiado. Ele fica atordoado, intranquilo, achando que todo o mundo estava conspirando contra ele, até mesmo Deus. Aquelas injustiças foram desenvolvendo nele uma mágoa crescente, uma borra de amargura e um desejo de vingança. Assim, Isaque começou a entulhar lixo no seu coração. Seus sentimentos estavam tão entulhados, quanto os seus poços.
Juntamos lixo na alma quando não perdoamos. Com mágoas e ressentimentos, danificamos toda a estrutura de nosso ser. Por isso, Jesus disse que nós devemos perdoar. Não é opcional para o crente. É um mandamento de Cristo para nós (Lucas 6:35 a 37). Muitos crentes estão sofrendo porque ainda não aprenderam a perdoar. E Jesus disse que, com a mesma medida que perdoarmos, nós seremos perdoados (Mateus 7:2, Marcos 11:26).
Muitos crentes estão sofrendo porque ainda não aprenderam a perdoar. A questão não é só perdoar, é abrir mão. Não contender, dar a outra face, seguir as palavras de Jesus. “Ah, mas eu não consigo esquecer!”, dirá você. Mas perdoar é perdoar, esquecer é esquecer. E quem disse que você tem que esquecer? Afinal, Deus nos fez com um supercomputador, com memória mais potente do que qualquer PC que tenhamos hoje. Como esquecer algo ou alguém que nos prejudicou? Como esquecer um estupro? Como esquecer alguém que bateu no seu carro e disse: “Não posso pagar!”? Perdoar também não é gostar do que lhe fizeram. Perdoar é liberar o coração. Eu não fico mais amarrado àquela pessoa ou àquele caso. Não permita que a dor do seu coração fique clamando por vingança!
Quer saber se realmente perdoou? O teste é: Ao se lembrar do caso, dói? Se doer, é que a ferida continua aberta e ainda há enfermidade. Se doer, é que o perdão ainda não veio. E se ainda dói, busque a cura que está à sua disposição. Só o perdão cicatriza a ferida. Quando perdoamos, deixamos Deus fazer uma limpeza, tirando o entulho da nossa alma. É aí que começamos a ser curados.
Por fim, a Bíblia diz que Isaque decidiu dar um banquete a Abimeleque, rei dos filisteus. Então se reconciliaram e fizeram um pacto de paz. Sabe o que aconteceu logo depois? Os servos de Isaque chegaram com uma boa notícia para ele: “Achamos água!”. Deus tirou o entulho do coração de Isaque e o abençoou assim que ele perdoou os filisteus. Enriqueceu-o justamente com a dádiva que ele mais queria.
Talvez Deus ainda não tenha feito mais coisas por você por causa dos lixos que ainda teimam em ficar na sua alma. A falta de perdão é um grande entulho em sua vida? Então, desentulhe-se já!
sábado, 26 de fevereiro de 2011
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
O que é uma pessoa de Deus?
O que é um homem/mulher de Deus? Como podemos conhecê-los? Quais são as suas marcas?
Em primeiro lugar, a pessoa de Deus não é conhecida por realizar milagres extraordinários. Jesus advertiu claramente que muitos naquele dirão: “Senhor, não temos profetizado em teu nome, no teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres”? Então, Jesus dirá: Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade (Mt 7.22,23). O que dizer de João, o Batista que não fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse era verdade (Jo 10.41). Será que tudo que falamos é a verdade?
Em segundo lugar, o homem de Deus não é conhecido pela sua erudição. Muitos pensam que, por terem uma excelente oratória capaz de arrebanhar as multidões, isso faz dela uma pessoa de Deus. Lembre-se que o Anticristo será um orador inigualável.
Em terceiro lugar, uma pessoa de Deus não é conhecida pela sua riqueza, fama e prestígio. Não, não. Paremos com esta falácia! O homem de Deus não é conhecido pelo seu carro importado, por seu anel de ouro, por sua magnífica casa. É tempo de discernimento. Pergunto aos nobres leitores: O que Jesus deixou ao partir deste mundo? O que Paulo deixou quando decapitado por Nero? Deixaram casas, riquezas, bens? Oh não, senhores, pelo contrário, morreram pobres! Todavia até hoje falamos em seus nomes. Jesus, é e sempre será o Rei dos Reis, nosso Senhor e Salvador. Paulo nos legou 13 cartas que hoje são lidas, estudadas em todos os cantos do mundo.
O apóstolo Paulo, em sua primeira carta a Timóteo 6.11-16 nos mostra quatro marcas de um homem de Deus. O homem de Deus é conhecido por aquilo de que ele foge, segue, combate e guarda. Vamos dissecar estes quatro verbos.
1) O homem de Deus é conhecido por aquilo de que ele foge (I Tm 6.11)
Paulo diz: “Mas tu, ó homem de Deus, foge dessas coisas….”. De que coisas um homem de Deus deve fugir? Deve fugir da fama, das calúnias, das contendas e brigas que não levam a nada, da aparência do mal, das suspeitas maliciosas e, sobretudo, da ganância, ou seja, do amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males (I Tm 6.3-10). Quantos homens de Deus que profissionalizaram seu ministério? Começaram bem e, infelizmente estão terminado mal. Um homem de Deus não é apegado às coisas materiais. Ele não ama o dinheiro, mas o Senhor. Ele busca uma vida santa e sabe que a piedade, com contentamento, é grande fonte de lucro. Muitos homens e mulheres são escravos de Mamon. Prostram-se diante desse ídolo e naufragam no ministério. Alguém já disse: “Aquele que serve a Deus por dinheiro, servirá ao Diabo por salário melhor”.
2) O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele segue (I Tm 6.11)
O apóstolo continua: “…. segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância e a mansidão”. Um homem de Deus foge do pecado e segue a virtude. Sabe qual foi a pressa de José? Não foi ver seus sonhos realizados. Não. Foi fugir da mulher de Potifar! Ele foge da injustiça, mas busca o que é justo mais que o ouro e a prata. Ele foge da vida promíscua e impura e segue a piedade. Seu prazer não está no dinheiro, mas em Deus. Ele foge da incredulidade e segue a fé. Deleita-se na Palavra. Ele foge do estilo de vida inconstante daqueles que correm atrás do vento e segue a constância. Foge do destempero emocional e segue a mansidão.
3) O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele combate (I Tm 6.12)
O apóstolo ainda escreve: “combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna”. O que estamos combatendo? Alguns ministros estão se digladiando e tentando derrubar o próximo. Vejam estas reuniões de obreiros. É um querendo “puxar o tapete” do outro. A quem estamos combatendo? Será que nunca lemos, que a nossa guerra não é contra carne e sangue? (Ef 6.12). Por que
tanta disputa por cargos e mais cargos que não levam a nada? Onde está a urgência da evangelização? Por que não combatemos as mais diversas heresias que percorrem em nossas igrejas?
O ministério não é uma colônia de férias, é um campo de batalhas. Neste combate não há soldado na reserva. Todos devem combater! Timóteo deveria entender que o ministério cristão é uma luta sem trégua e sem pausa contra o erro e em prol da verdade. Ele deveria, como soldado de Cristo, engajar-se no combate certo, com a motivação certa. Há muitos obreiros que entram na luta errada, com as armas erradas e com a motivação errada. Timóteo não deveria brigar por causa de dinheiro, mas combater em defesa da fé verdadeira. Essa deve ser a nossa luta. O avanço do reino de Deus.
4) O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele guarda (I Tm 6.14)
Finalmente, Paulo diz: “sem mácula e irrepreensível, guarda este mandamento até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Muitos obreiros haviam se desviado no caminho, como Demas. Outros haviam se intoxicado pelo orgulho, como Diótrefes. Outros haviam sido seduzidos pelos falsos mestres. Outros se corromperam com a ganância pelo dinheiro. Todavia, o homem de Deus deve guardar o mandamento, a Palavra de Deus, vivendo de maneira irrepreensível até a volta do Senhor Jesus.
Um homem de Deus não negocia a verdade nem transige com seus absolutos. Um homem de Deus não se rende a tentação do lucro em nome da fé nem abastece seu coração com as ilusões de doutrinas estranhas às Escrituras. Um homem de Deus ama a Palavra, guarda a Palavra, vive a Palavra e prega a Palavra. Que o Deus Eterno levante homens de Deus com essas características; dispostos a fugir do pecado, a seguir a justiça, a combater o bom combate e a guardar a Palavra, vivendo uma vida exemplar e digna de ser imitada. Deus nos conceda essa graça. Amém!
Mensagem pregada pelo Pr. Bruno Paiva na Igreja do Evangelho Quadrangular do Parque Santa Tereza, em Jandira/SP. Baseada na mensagem disponível AQUI
Em primeiro lugar, a pessoa de Deus não é conhecida por realizar milagres extraordinários. Jesus advertiu claramente que muitos naquele dirão: “Senhor, não temos profetizado em teu nome, no teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres”? Então, Jesus dirá: Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade (Mt 7.22,23). O que dizer de João, o Batista que não fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse era verdade (Jo 10.41). Será que tudo que falamos é a verdade?
Em segundo lugar, o homem de Deus não é conhecido pela sua erudição. Muitos pensam que, por terem uma excelente oratória capaz de arrebanhar as multidões, isso faz dela uma pessoa de Deus. Lembre-se que o Anticristo será um orador inigualável.
Em terceiro lugar, uma pessoa de Deus não é conhecida pela sua riqueza, fama e prestígio. Não, não. Paremos com esta falácia! O homem de Deus não é conhecido pelo seu carro importado, por seu anel de ouro, por sua magnífica casa. É tempo de discernimento. Pergunto aos nobres leitores: O que Jesus deixou ao partir deste mundo? O que Paulo deixou quando decapitado por Nero? Deixaram casas, riquezas, bens? Oh não, senhores, pelo contrário, morreram pobres! Todavia até hoje falamos em seus nomes. Jesus, é e sempre será o Rei dos Reis, nosso Senhor e Salvador. Paulo nos legou 13 cartas que hoje são lidas, estudadas em todos os cantos do mundo.
O apóstolo Paulo, em sua primeira carta a Timóteo 6.11-16 nos mostra quatro marcas de um homem de Deus. O homem de Deus é conhecido por aquilo de que ele foge, segue, combate e guarda. Vamos dissecar estes quatro verbos.
1) O homem de Deus é conhecido por aquilo de que ele foge (I Tm 6.11)
Paulo diz: “Mas tu, ó homem de Deus, foge dessas coisas….”. De que coisas um homem de Deus deve fugir? Deve fugir da fama, das calúnias, das contendas e brigas que não levam a nada, da aparência do mal, das suspeitas maliciosas e, sobretudo, da ganância, ou seja, do amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males (I Tm 6.3-10). Quantos homens de Deus que profissionalizaram seu ministério? Começaram bem e, infelizmente estão terminado mal. Um homem de Deus não é apegado às coisas materiais. Ele não ama o dinheiro, mas o Senhor. Ele busca uma vida santa e sabe que a piedade, com contentamento, é grande fonte de lucro. Muitos homens e mulheres são escravos de Mamon. Prostram-se diante desse ídolo e naufragam no ministério. Alguém já disse: “Aquele que serve a Deus por dinheiro, servirá ao Diabo por salário melhor”.
2) O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele segue (I Tm 6.11)
O apóstolo continua: “…. segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância e a mansidão”. Um homem de Deus foge do pecado e segue a virtude. Sabe qual foi a pressa de José? Não foi ver seus sonhos realizados. Não. Foi fugir da mulher de Potifar! Ele foge da injustiça, mas busca o que é justo mais que o ouro e a prata. Ele foge da vida promíscua e impura e segue a piedade. Seu prazer não está no dinheiro, mas em Deus. Ele foge da incredulidade e segue a fé. Deleita-se na Palavra. Ele foge do estilo de vida inconstante daqueles que correm atrás do vento e segue a constância. Foge do destempero emocional e segue a mansidão.
3) O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele combate (I Tm 6.12)
O apóstolo ainda escreve: “combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna”. O que estamos combatendo? Alguns ministros estão se digladiando e tentando derrubar o próximo. Vejam estas reuniões de obreiros. É um querendo “puxar o tapete” do outro. A quem estamos combatendo? Será que nunca lemos, que a nossa guerra não é contra carne e sangue? (Ef 6.12). Por que
tanta disputa por cargos e mais cargos que não levam a nada? Onde está a urgência da evangelização? Por que não combatemos as mais diversas heresias que percorrem em nossas igrejas?
O ministério não é uma colônia de férias, é um campo de batalhas. Neste combate não há soldado na reserva. Todos devem combater! Timóteo deveria entender que o ministério cristão é uma luta sem trégua e sem pausa contra o erro e em prol da verdade. Ele deveria, como soldado de Cristo, engajar-se no combate certo, com a motivação certa. Há muitos obreiros que entram na luta errada, com as armas erradas e com a motivação errada. Timóteo não deveria brigar por causa de dinheiro, mas combater em defesa da fé verdadeira. Essa deve ser a nossa luta. O avanço do reino de Deus.
4) O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele guarda (I Tm 6.14)
Finalmente, Paulo diz: “sem mácula e irrepreensível, guarda este mandamento até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Muitos obreiros haviam se desviado no caminho, como Demas. Outros haviam se intoxicado pelo orgulho, como Diótrefes. Outros haviam sido seduzidos pelos falsos mestres. Outros se corromperam com a ganância pelo dinheiro. Todavia, o homem de Deus deve guardar o mandamento, a Palavra de Deus, vivendo de maneira irrepreensível até a volta do Senhor Jesus.
Um homem de Deus não negocia a verdade nem transige com seus absolutos. Um homem de Deus não se rende a tentação do lucro em nome da fé nem abastece seu coração com as ilusões de doutrinas estranhas às Escrituras. Um homem de Deus ama a Palavra, guarda a Palavra, vive a Palavra e prega a Palavra. Que o Deus Eterno levante homens de Deus com essas características; dispostos a fugir do pecado, a seguir a justiça, a combater o bom combate e a guardar a Palavra, vivendo uma vida exemplar e digna de ser imitada. Deus nos conceda essa graça. Amém!
Mensagem pregada pelo Pr. Bruno Paiva na Igreja do Evangelho Quadrangular do Parque Santa Tereza, em Jandira/SP. Baseada na mensagem disponível AQUI
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
A Dupla Honra é a nossa Herança!
O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória. Edificarão os lugares antigamente assolados, restaurarão os de antes destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração. Estranhos se apresentarão e apascentarão os vossos rebanhos; estrangeiros serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria. Porque eu, o SENHOR, amo o juízo e odeio a iniqüidade do roubo; dar-lhes-ei fielmente a sua recompensa e com eles farei aliança eterna. A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do SENHOR. (Isaías 61.1-9)
Você já esteve triste e deprimido? Pensou que estava sozinho? Muitos mesmo sendo cristãos se sentem vazios; outros se sentem confusos. Como as pessoas tentam se libertar das suas tristezas e decepções? Música; pensam em uma solução própria; vêem televisão; gritam; fazem compras ou comem demais; jogam ou buscam entretenimento. Mas não está nestas coisas a nossa herança. Há muito mais que o Senhor tem como nossa parte. Na verdade Deus quer nos dar uma alegria verdadeira, duradoura e em abundância tal que venha a transbordar! Deus conhece nossa vida e todos os nossos dias, e se em algum momento da vida passamos por vergonha, por causa do Evangelho, por escolhas erradas, fatalidades se nos voltarmos para o Senhor e nos oferecermos para cumprirmos Seus propósitos veremos Deus revertendo situações de vergonha em honra e mudando causas perdidas em uma grande recompensa. Até mesmo se a vergonha tiver entrado por termos pecado, se confessarmos o nosso pecado o Senhor Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar, nos vestindo de salvação e de justiça. 1 Jo 1.9. Não é justo que o inimigo continue a aprisionar com angústia e tristeza alguém que pertence ao Deus de alegria e paz! Se a vergonha bateu em sua porta, se a isso aconteceu com você, em tudo dai graças, não porque se envergonhou, mas porque Deus já sabia de tudo o que ia acontecer a teu respeito e já preparou para você o banquete da restituição! Sl 23.5. Deus é poderoso para te levantar com dignidade e honra e é exatamente isto que Ele quer fazer. Pedro passou por um doloroso período de vergonha. Ele foi atacado pelo inimigo de nossas almas e em instantes de desespero negou ao Mestre por três vezes. Toda a sua estrutura e confiança ruíram naquele momento e a amargura quase o fez sucumbir. Lc 22.62. Mas ele se lembrou das palavras que Jesus antes lhe tinha falado: “Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos”. Lc 22.32. Havia uma Palavra que era poderosa para restaurá-lo completamente do ato que lhe causou sofrimento e de toda vergonha, e ele teria agora bastante experiência e fé para aconselhar todos que vierem a sofrer na mesma situação que lhe constrangeu um dia! Há uma Palavra de Deus para você e o que você tem que fazer quando estiver passando por vergonha e humilhação é se lembrar do que Ele já te falou e das promessas grandiosas que o Senhor tem para ti. Deus disse que tem dupla honra para dar ao Seu povo! E foi o que aconteceu com Pedro, que conheceu a vergonha de ter negado a Cristo, mas foi justamente sobre o arrependimento que Pedro pregou em Atos 2, e o resultado foi que a fidelidade de Deus fez-se presente na vida do Seu servo. Após produzir o arrependimento de Pedro, o Senhor renovou a sua vida e confirmou seu ministério cumprindo a promessa do Pentecostes e Pedro ficou cheio do Espírito Santo e poder! Agora ao invés de vergonha, Pedro sentiu a dupla honra operando, porque a todos a quem ele negou a Cristo, agora ele também se tornou uma testemunha viva do poder de Cristo! At 2.36-41. Para cada vez que ele teve que se lamentar, Deus lhe deu como restituição mil almas ganhas por meio da sua palavra! Imagine o que Deus não pode fazer em você, por você e através de ti! Você hoje tem o privilégio de receber esta promessa de Deus, que dará um novo ânimo à sua vida: "Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria". Is 61.7. Se você tem se sentido humilhado, envergonhado, desvalorizado, se as pessoas têm "tirado onda" com a sua fé e debochado de você pelo que você é ou faz, quero te lembrar que em lugar da sua desonra o nosso Deus disse que dará a ti DUPLA HONRA DELE e Ele mesmo é Quem humilhará todos os seus inimigos! Eu profetizo Isaías 61 versículo 7 se cumprindo de forma notória na vida desta Igreja em Nome do Senhor Jesus! Creia, receba e glorifique ao Nome de Jesus!
Assinar:
Postagens (Atom)