quarta-feira, 24 de março de 2010

A sabedoria e a fé vêm de Deus


"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento". (Tiago 1.5,6)


Em tantos momentos da vida nos falta a sabedoria...
Principalmente naqueles em que não basta apenas a sabedoria humana, adquirida com os anos de experiência. Há situações em que carecemos mesmo é da sabedoria celeste e divina, que acrescenta vida às nossas decisões.
Entretanto, podemos ter paz, porque a Palavra de Deus através de Tiago nos garante que se não temos a sabedoria necessária, o Senhor nos dá. E é só pedir. É só clamar a Deus.
O melhor de tudo é que Ele não é daqueles que lança em rosto ou vitupera a nossa índole. Ele conhece nossas fraquezas, e apesar delas, nos concede, de acordo com a Sua soberana vontade aquilo que pedimos.
A única coisa que não lhe agrada é o homem e a mulher que não sabem no que crêem, ou melhor, não sabem em Quem crêem. Uma hora são fervorosos, crédulos, dependentes de Deus... Na outra, não sabem a que vieram, não têm confiança no Senhor... Vivem como a onda do mar, que vem e vai. São agitados de um lado a outro pela desconfiança, pela dúvida, pela incredulidade...
Eu não quero ser assim... Acho que você também não. Por isso é que se falta-nos sabedoria ou mesmo fé, é só pedir a Ele. ("Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé". Lucas 17.5).
Confesse ao nosso Deus: "está me faltando sabedoria" ou "está me faltando a fé". "Ajuda-me, Pai!".
Um coração sincero Ele não despreza, e com certeza, o Senhor que dá liberalmente, atenderá o seu clamor e essas coisas ser-lhe-ão concedidas.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Vivendo Acima do Mundo

"Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus". (Romanos 8: 5-8)

Introdução: Pendor é o mesmo que desejo, inclinação, propensão, tendência. Quando vemos uma foto da Torre de Piza, na Itália, vemos que ela está pendida para um lado. O mesmo acontece com o nosso coração. Nós podemos pender para o lado da carne ou pender para o lado do Espírito de Deus.
Quando Paulo diz que o pendor da carne é inimizade contra Deus, ele está dizendo que os desejos da carne, para onde ela se inclina, fazem com que deixemos de buscar a Deus e nos inclinemos a buscar aquilo que o Senhor abomina. Os desejos da carne não se sujeitam às leis de Deus, pois são tendenciosos para o pecado. Quem vive na carne, segue seus próprios interesses e desejos. Essa é a esfera onde o poder do pecado e do diabo controlam, onde as obras da carne (Gálatas 5.19-21) são praticadas.
A Palavra de Deus nos alerta: não há como viver inclinado para a carne e para o Espírito ao mesmo tempo! (v. 8). Entretanto, muitas pessoas, que estão na Igreja se enganam nessa época de carnaval. Acham que não tem problema assistir aos desfiles, ouvir as músicas mundanas, cantar os sambas-enredo. Nessa época, há muita podridão por todos os lados. Não há muito para onde fugir. Cada canal de televisão passa uma versão diferente do evento carnal. A verdade é que se estivermos no mundo, na mesma altura das outras pessoas, o lamaçal do pecado pode começar a nos sugar. Como o exemplo, vemos hoje as enchentes que tem destruído muitos lares e matado pessoas. Muitos perdem tudo, porque vivem num nível baixo, onde a água suja e a lama mundana, facilmente entram. Temos é que viver acima do mundo! Pensar nas coisas que são lá do alto. Cl 3.1-2. Deus tem para nós uma vida superior em relação a toda mediocridade do mundo.

As coisas que são do alto: Certa vez Hadley Page, um pioneiro da aviação, pousou numa área deserta durante uma viagem. Sem que ele percebesse, um rato entrou no avião. Durante a próxima etapa da viagem ele ouviu o terrível som do animal roendo alguma peça do seu pequeno avião. Desconfiado que fosse um roedor, ele começou a imaginar os danos que o animal poderia causar aos mecanismos frágeis que controlam um avião. O pior é que ele estava longe de lugares onde poderia pousar e consertar alguma peça danificada.
O que é que ele poderia fazer? Ele lembrou que um animal como o rato não sobrevive acima de certas altitudes. Aí ele puxou os controles do avião.
O avião subiu e subiu até que o próprio piloto teve dificuldade em respirar. Ele escutou atentamente e finalmente respirou aliviado. O som do roedor havia cessado. Quando chegou ao destino ele achou o rato morto atrás da cabine do piloto.
Nós também, filhos de Deus, enfrentamos essas dificuldades. Não entendemos que pequenas coisas vão nos afetar. Mas pense: se esse piloto tivesse permitido que aquele “inofensivo” e pequeno ratinho continuasse a roer a peça do seu avião, a qualquer momento, ele teria um fatal encontro com o chão.
Temos que nos importar com qualquer coisa que nos tire a comunhão com Deus. Se nós formos atormentados pelo pecado, e começarmos a sentir que ele está roendo nossas vidas, é um sinal que estamos vivendo a uma altitude espiritual muito baixa. Para ver o pecado derrotado, temos que subir para um nível mais alto onde as coisas deste mundo não conseguem sobreviver.

Precisamos “subir”: A realidade é que poucos conseguem sair totalmente do mundo. José num porão Egípcio, Daniel na cova dos leões, Paulo e Silas na prisão em Filipos. Nenhum deles tinha para onde "fugir". Mas, no meio da escuridão das suas circunstâncias, todos conseguiram "subir" para a presença de Deus e lá acharam alento e força para permanecerem fieis. Se eles conseguiram, nós também conseguiremos. José diante de uma tentação correu na direção oposta. O que ele tinha a perder? Ele sabia que tinha muito a perder: comunhão com Deus.
Não há como sair desse mundo e simplesmente ficar alheio a tudo o que acontecer, mas precisamos buscar a santidade e a saúde da nossa vida espiritual em todo tempo. Se for necessário nos isolar de alguma forma, que façamos isso. Mas não podemos permitir que o diabo e a carne mandem em nossa mente e nosso corpo.

Conclusão: Durante épocas como Carnaval, não dá para “brincar”. Temos que “subir”, buscando a presença de Deus, lendo a Bíblia, indo a Igreja. Se for para assistir a filmes e programações realmente edificantes, deixe a TV ligada, mas se for para acompanhar as coisas do mundo, o melhor a fazer é desligá-la. A Bíblia nos ensina a fugir de toda a aparência do mal. Por isso, evite áreas onde há concentrações de pessoas que cultuam a carne e focalize sua mente na Palavra de Deus ou em livros edificantes. E vamos vigiar e orar (Mt 26.41).
Temos que traçar o nosso caminho para o alto, para perto de Deus. Porque a festa no Céu que vem depois – não tem outra na terra que se compare!

Mensagem pregada pela Pr.ª Walquíria Paiva, na Igreja do Evangelho Quadrangular, Parque Santa Tereza - Jandira/SP. Baseada em um estudo de Dennis Downing, do site Iluminalma.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

"Não" - Uma bênção disfarçada

Copyright © Paulo Roberto Barbosa

"e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade. De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos. E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho" (Atos 16:7-10).

Muitas vezes, com certeza, já ouvimos, de algum amigo, a frase: "Eu espero que você consiga exatamente o que quer". Será que já paramos para refletir sobre ela? Estamos, constantemente, desejando coisas de que não necessitamos ou que não são boas para nós. "Nossos olhos são maiores do que nossos estômagos". O "não" de Deus frequentemente é uma bênção disfarçada e pode levar a uma missão maior, como o apóstolo Paulo descobriu ao receber o chamado do homem da Macedônia.

Como reagimos ao ouvir um "não" em nossas pretensões? Fechamos o semblante? Murmuramos por mais um fracasso? Deixamos transparecer nosso mau-humor culpando a todos pela nossa frustração?

Muitas vezes esse "não" tem sabor de vitória. Ele pode valer muito mais do que um "sim". Ele pode ser o primeiro passo para uma grande conquista. Quando o "não" vem do Senhor, devemos sorrir e cantar porque Ele terá algo maior e mais grandioso para nós. Basta apenas que confiemos nEle, que saibamos compreender o que realmente deseja e aguardar as maravilhas que seguirão a esse "não" abençoado.

O segredo para uma vida abundante e feliz é esperar sempre a vontade de Deus. Se vivermos dessa maneira, tanto o "sim" como o "não" terão o mesmo valor e trarão o mesmo regozijo para o nosso coração.

Você murmura quando Deus responde "não" ou agradece a Ele por mostrar-lhe que seu propósito estava equivocado?