terça-feira, 25 de março de 2008

Atos 3:1-10

“Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus” (Atos 3,1-10).
Essa passagem é bem conhecida e trata acerca de um homem que nascera coxo das pernas. A maioria de nós já ouviu pregações sobre esse milagre; mas a realidade é que muitas pessoas encontram-se coxas espiritualmente falando, até mesmo dentro das igrejas!
Aquele homem, por causa do seu defeito físico, não podia entrar no Templo. Era considerado uma pessoa portadora de maldição pelas leis religiosas judaicas. Associava-se fortemente a idéia de pecado às deficiências e enfermidades. Também não podia se locomover normalmente, e por isso precisava ser carregado, contando com a ajuda de amigos ou voluntários. Ele não tinha condições de prover o seu sustento dignamente e dependia de esmolas para sobreviver. Essa era a rotina que o castigava física e psicologicamente.
Mas aquele coxo teve um encontro com os discípulos de Jesus e foi curado. O que Jesus estava dizendo para o homem através desse momento era o quanto Deus se importa com cada um de nós, desde os maiorais até os mais simples. Deus não está indiferente ao nosso sofrimento e também não nos despreza pela nossa fraqueza.
Aquele coxo poderia ter sido curado antes, durante o ministério terreno do Senhor Jesus. Ele certamente ouviu falar de Jesus e talvez até presenciou algum de Seus sinais. Teria lhe faltado fé? Ou não teve a ocasião propícia e o apoio de ajudadores. Não importa. Deus foi ao seu encontro. Possivelmente ele queria entrar no Templo e alimentava no coração o desejo de adorar a Deus sem as limitações impostas. Alguém com sua estima baixa, pois era desprezado, zombado e diminuído, se comparado com as outras pessoas que passavam de um lado ao outro.
Havia no Templo 9 Portas, mas o próprio Deus preparou esse encontro às 3 horas da tarde para mudar a vida daquele indivíduo. O momento dele tinha chegado! O coxo foi até o seu limite, até onde podia. Além disso, ele não perdeu a esperança, o que podemos observar na frase: “esperando receber algo...”. Não podia entrar, mas estava junto à porta Formosa.
Nós ainda hoje precisamos vencer nossos complexos, culpas, etc., não desanimar, e continuar avançando. Precisamos ter a atitude de buscar mais intimidade com Deus, precisamos valorizar nossos auxiliares e acreditar que Ele nos preparará uma mesa farta com tudo o que verdadeiramente necessitamos. Este é mais um ponto importante: Identificar e saber qual é a nossa real necessidade. A esmola não era de fato o que precisava o homem. Sua necessidade mais urgente e fundamente estava em Deus, desfrutar de Sua presença e conhecer o Seu amor.
O milagre aconteceu, e sabemos que tudo é para a glória de Deus. O Senhor abriu o Santo dos santos para que tenhamos acesso à Sua gloriosa Pessoa. Ele mesmo é Quem nos carrega no colo e nos leva ao lugar onde seremos felizes e com paz viveremos. O ex-coxo entrou no Templo glorificando a Deus e saltando. Podemos imaginar os pomposos fariseus e sacerdotes, conservando uma aparência de santidade contrastando-se com o homem saltitante. Vemos, aqui nesta passagem, uma vida transformada pelo poder de Jesus. E Ele continua transformando, creia e espere no Senhor!
Hoje é o próprio Cristo que nos carrega nos braços até o local que Deus quer que vivamos uma vida de louvor e adoração a Ele, no centro da Sua vontade!

19 comentários:

Kika disse...

ooiee querida
passaei aqui e amei demaissss esse cantinho..simpplesmente maravilhoso
beijos no coração
kika

Cintia disse...

A Paz meus amados, amei ese cantinho, um cantinho de Paz e aconchego, amei a palavra, e oque passaram através dela, to levando seu link....e quero que ese blog receba meu award tbm...beijossss...que Deus abençoe e ilumine vocês....

Anônimo disse...

Graça e Paz!!! Sou a Suzete do grupo Mulher Cristã... Parabéns pelo Blog abençoador... que Deus lhes abençoe cada vez mais... Am´me pela mensagem. Deixo um grande abraço e desejo que seu Final de semana seja maravilhosamente abençoado... Bjos!!!

Anônimo disse...

http://shalom.me.zip.net ,,,Querida Pastora estou chegando minha demora esta na postagem do site ,gostaria de receber sua visita e sua benção Pastoral ,creio nãoter percebido tem uma sala da Psra Neide e Ivo do Rio de Janeiro ,terei muita alegria em fazer uma para Snra tambem ,assim que for possivel entendera depois de ler a postagem,ofereço a Snra award e destaque ,Meu grito pela Paz ,também dizer que sou evangélica tenho outro site www.fonteamor.com ,,,,,venha conhecer ficarei infinitamante feliz ofereço o award e destaque Fonte de Amor ou a Snra escolhe o que mais gostar ,,ore por nós Deus abençõe seu final de semana,Evanir

Anônimo disse...

Olá, Wal!
Vim deixar minha marquinha no seu novo cantinho, que por sinal está belíssimo e edificante! Linda reflexão! Gostei tanto da última parte que diz: "E Ele continua transformando, creia e espere no Senhor! Hoje é o próprio Cristo que nos carrega nos braços até o local que Deus quer que vivamos uma vida de louvor e adoração a Ele, no centro da Sua vontade!". Preciso lembrar sempre disso. Tenho passado por momentos bem amargos e quero continuar tendo a fé que Deus me dará a vitória em Cristo Jesus e continuará dando-me forças e sabedoria para continuar uma vida de dedicação, louvor e adoração a Ele, até a vinda de Cristo! Que a paz dEle seja contigo e com a tua família! Doces beijos e até mais! ºÜº

Anônimo disse...

Olá querida Pr@ Wal:
Que é isso... vc tem mil e uma utilidades...rsrsrsss. Parabéns pelo interesse e esforço. Que Deus te abençoe. Esta tudo maravilhoso.
Bjx

Cintia disse...

Ola vim te fazer uma visitinha e ver se tinha novidades, quero aproveitar e pedir um favorzinho pra vcs, estou prticipando da votação no CMI e se meu blog merecer gostaria de estar contando com seu votinho, o endereço do site esta no meu blog...brigadão...Beijosss

EDIMAR SUELY disse...

Oi linda, a paz!

Passei para conhecer seu outro cantinho abençoado e abençoador. Amei. Louvado seja o nome do Senhor.

Estou de endereço novo. viu?

Uma linda quinta feira e paz.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Elaine disse...

Olá Wal!

Parabéns, que cantinho mais abençoado, a missão Portas Abertas conhecemos e somos parceiros aqui em casa já a alguns anos,realmente uma benção este ministério.
Que Deus abençoe vocês e os use para Honra e Glória DELE.

Anônimo disse...

Olá amigos passei para conhecer o vosso novo cantinho.
Parabéns gostei e muito.
Continuação de uma boa semana.
Beijinhos

Anônimo disse...

Olá irmãos queridos do Senhor!
Que Ele abençoe grandemente o ministério que colocou em suas mãos.
Que a capacitação venha somente do Senhor.
Abraços com carinho...
Célia

Anônimo disse...

Oi Pastora ... agora sim consegui!
O Blog ta maravilhoso, parabens pela iniciativa. Que a inspiração seja sempre o nosso Senhor Jesus, e que nunca falte alegria em servi-lo. Beijos

Bispa Ana

Anônimo disse...

Ei amada! Há quanto tempo te devo uma visita, mas uma correria que não dá trégua sempre me deixava a pensar: depois, depois! afff... perdõe-me querida! Seu blog é lindo! Te ofereço meu award, viu? Vou te linkar também! AGORA MESMO! haha Linda mensagem! Muito edificante! Obrigada e que Deus te abençoe muito! Beijinhos

Anônimo disse...

Oi amigos fiquei contente em receber a vossa visita, agradeço de coração o vosso carinho.
Já fui ao Blog Psp Jesus agradecer o selinho, obrigada.
Boa semana.
Beijokas

Anônimo disse...

Graça e Paz Prª Wal!!! obrigado pelo comentário...fico feliz e agradeço a Deus pela oportunidade que está me concedendo de levar sua Palavra...pois esse sempre foi meu desejo. Comecei sem saber nada de computação...eu com a ajuda do Espírito Santo, fui aprendendo e as vezes eu mesmo me surpreendo com tanta facilidade com que me dirige a aprender mais e mais. Ultimamente aprendi fuçando sozinha a fazer slides (mensagens em PPS)nunca tinha nem aberto este programa.Digo isso não para me vangloriar..mas como uma forma de incentivo a outros que~por ventura irão ler esse como seja um depoimento. Quando nos colocamos à disposição seja com o que nós possuimos, Deus nos dará toda as ferramentas para fazermos. Basta dar-mos nosso esforço e Ele fará o resto. Eu só a prova viva disto hehehe. Desejo a Vc uma semana abençoada e muita paz em seu coração... Bjos no coração!!! Linkei Vc OK?

Unknown disse...

Amei o blog, amei o texto!
Deus os abençoe muuuuito!!!
bjux ♥

Vanda Teixeira Silva disse...

Olá Wal, graça e paz:
Passei por aqui achei seu blog fofoooo demais e muito abençoado.
E tamb´m já te link.
Dê uma olhada no blog se der:hptt//missaoumachamada de amor.blogspot.com
Deus te abençõe estou aguardando fazer parte de seus blogs amigos

kary disse...

A paz irmaos,realmente existe muitas vidas que estao "esperando algo", que é o senhor Jesus.E nos que servimos ao Senhor devemos estar atentos as pessoa a nossa volta que estao prescisando ouvir a Palavra e alcançar a salvaçao.
Que Deus abençoe vcs a cada dia com a sabedoria e unçao.

Andinho disse...

A paz esteja convosco. Meu nome é Anderson, eu congrego na igreja do evangélio Quadrangular de Paraguaçu MG. Estamos realisando um trabalho para ganhar almas para Jesus que se chama, 10.000 cultos simultaneos. No qual irei pregar pela primeira vez numa casa de não evangélicos.Sobre AT3:1,8 pesquisando na net achei seu blog e sua menssagem me ajudou muito. Que Deus abençoe poderosamente vcs, e parabens pelo blog